Prepar'Ação

Na manhã de segunda, de uma forma bem descontraída e artesanal, iniciamos a aula fora da sala de aula, devido a falta de queda de fases da luz em nossa Universidade, trabalhamos o entendimento sobre as Unidades e Objetivos que devemos conseguir extrair do texto dramatúrgico para pormos em cena.


Stanislavksi trabalha numa linha muito sensível para descobrir os melhores caminhos para que a interpretação seja autêntica, singela, mas que tome fortes proporções.
Atualmente no meio ‘artístico’, entre atores e atrizes, percebo a falta de emprenho, dedicação para se entender o texto, a situação em que se passa as entrelinhas. Olhar as entrelinhas é chegar ao cerne da problematização proposta, ou seja, a resolução em cena será muito mais vívida e eficaz.


Nesta aula, através da análise deste texto, pude perceber o quão importante é estarmos cientes do que pede a nossa personagem, qual o objetivo dela, qual a sua inquietação, pois são essas perguntas que fazem o ator compor um texto do texto.


É importante dividirmos esse texto em unidades e irmos entendendo e questionando seus objetivos:
“A técnica da divisão é relativamente simples. Vocês se perguntam: ‘Qual é o cerne da peça- a coisa sem a qual ela não pode existir? Depois repassem os pontos principais, sem entrar em detalhes.” (p. 153)

Muitos atores tendem a subdividirem exageradamente os textos, temos que ter atenção para não sairmos do foco.
Quando a proposta esta para ser levada para a prática, ação. Muitos atores se equivocam, pois pensam apenas no resultado e não trabalham o percurso, a ação é levará a.

“Evitem fazer força atrás do resultado. Atuem com sinceridade, plenitude e integridade de propósitos. [...] O objetivo é que lhe dá confiança em seu direito de entrar em cena e lá permanecer”. (p. 154-153)

Os objetivos que formos escolher tem que ser veradeiros para nós mesmo, pois se assim não for, não passaremos verdade em cena, nem para o público nem para os demais atores em cena:

“Outro ponto importante num objetivo é que ele, além de ser crível, deve exercer atração sobre o ato, dar-lhe vontade de executa-lo. Esse magnetismo é um desafio à sua vontade criadora (grifo feito por mim).” (p. 157)

E nesse conceito de dividirmos o texto, no nosso caso, uma cena de algum texto clássico, à maneira que desenvolveu Stanislavski que buscamos fazer em sala de aula:


A cena que escolhi para apresentar estas divisões foi:

Ato II-Cena IV

Circunstâncias dadas: História é na Dinamarca, gabinete da rainha.
Personagem: Hamlet
Super objetivo: Vingar a morte do pai
Objetivo na cena: Fazer com que a Rainha revele seu crime, convencê-la de sua maldade e descobrir com o rei coisas para ele, sobre ele e convencer a rainha de que não está louco.
Unidades da cena: Matar o rei, fazê-la conversar com o rei para descobrir coisas a seu respeito, mostrar que não esta louco.
Sentimentos: Vingar, seduzir, convencer.



Referência

STANISLAVSKI, Constantin. Unidades e Objetivos. In________Constantin Stanislavski. A preparação do ator. 16. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira. 2000, p.149-163.
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Registro referente à aula do dia 16.09.13
por Brenda Oliveira.



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