Pelas entrelinhas...à consciência

Depois de abordarmos em sala as ideias da ação física, que é uma proposta que utiliza-se muito e é muito conhecida como psicofísica, fomos apara um atividade de ‘campo’, saímos com a intenção de observarmos, qualquer que fosse o ser vivo, e tentássemos ler os signos que encontrássemos através de seus movimentos, de suas ações físicas, com o intuito de perceber pela prática, as propostas meyerholdeanas, sabendo que é importante estamos cientes do que estivermos sentindo, ter foco.
Tivemos que analisar esse ‘ser vivo’, tentando lê-lo como se fosse um texto dramatúrgico, para poder elaborarmos uma cena que seria apresentada na próxima aula, podendo nos utilizarmos das ações das pessoas e podendo falar, qualquer que fosse o texto, em cena.
Tínhamos que observar as cores, texturas, movimentos, tonos, sonoridade e etc. Investigar toda a complexidade do ser observado- ação psicofísica, movimento gerando um estado, com isso criar uma cena de 5 min e apresentar na próxima aula.
Minhas observações para a criação:
O bater do vento na palmeira;
A lembrança, solidão;
“Dá licença minha senhora”
Não pode passar- sentimento de vazio- escuro.
Confusão- multidão = sozinho

Depois voltamos para a sala de aula e começamos uma prática, já voltada para iniciarmos as discussões sobre Meyerhold.
A professora pediu a ajuda de dois voluntários, no caso Eu e Luciano. Em particular, sem que um escutasse o outro, comandos foram dados para que juntos, mesmo sem saber o que havia sido dito para o outro pela professora, improvisássemos uma cena. A primeira vez que reproduzimos as indicações dadas pela docente, a cena ficou confusa, pois utilizamos movimentos mínimos, o comando deveria ter sido mais específico, por isso ela nos chamou novamente e reelaboramos a cena. Utilizamos o corpo de uma forma maior, com movimentos maiores, bem próximos da Comédia Dellarte, com isso todos conseguiram entender a cena, e depois nós, voluntários juntamente com a turma a nos explicar entendemos todo o contexto apresentado.





Referência

PICON-VALLIN, Beatrice. O ator poeta: abordagens do ator meyerholdiano. In________. A arte do ator: entre tradição e vanguarda. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem. 2006, p. 23-41.


Registro referente a aula do dia 30.09.13
por Brenda Oliveira.


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