Organicidade, corpo e psicologia do ator

fonte: www.bazarpop.com.br

         Neste dia trabalhamos essencialmente com a proposta do "otkaz" (sinal de recusa), criado e desempenhado por Meyerhold (2006, p. 43), "é um recuo antes de avançar, uma reflexão antes de levantar-se, um impulso da mão que se ergue antes de bater". Esse movimento tem o intuito de deixar-nos em estado de "alerta" para iniciarmos qualquer exercício, apresentação.
             Fizemos este movimento antes de realizamos a nossa cena-texto, que é exatamente a junção dos movimentos , elaborados na aula anterior, com um fragmento de texto da cena final em processo.

             Observamos através dos exemplos expostos pelos alunos:

-Carla Purcina: elaborou bons movimentos, mas por não ter inserido o texto, ficou o movimento pelo movimento, gerou uma coreografia e não ações orgânicas, o que era a proposta;
-Marcia: inseriu a palavra/texto, mas tudo ficou marcado demais, palavras e movimento;
-Arlinda: o movimento saiu naturalmente, mais orgânico, mas a palavra saiu fragmentada, muito marcada;
-Tomaz: foi o único daquela proposta de exercício que conseguiu unir texto e movimento de forma natural.

No segundo momento discutimos o texto:

CHEKHOV, Michael. Corpo e psicologia do ator. In______: Para o ator. 4. São Paulo. WMF Martins Fontes. 2010, p. 1- 40.

Galatée aux sphères de Salavador Dali
fonte: dompaire2011.centerblog.net 

              Michael teve o trabalho voltado para a psicologia do ator. Utilizando-se da imaginação, trabalhando o corpo e a mente em unidade. Metodologia foi originada a partir de Stanislavski, já que foi seu aluno e de Meyerhold, tendo assistido algumas de suas montagens, dele, Michael aproveitou, inserindo no seu método, o treinamento do ator, treinamento físico. Além do trabalho físico, ele exigia de seus atores o estudo histórico sobre o desenvolver de uma nova dramaturgia.

Meyerholdl:  é ligado a FORMA E PENSAMENTO
Michael Tchecovk: é ligado ao CORPO E IMAGINAÇÃO.

                     O grande objetivo de M. Tchecovk era tornar o ator um receptor, tornar o ator sensível e ativo para captar estados, sentimentos e interpretar de modo claro e "vivo", no personagem.

No terceiro momento fizemos uma breve prática:

A professora deu-nos os seguintes comandos:

-Imaginarmos focos de energia no corpo;
-Transferir, trocar os pontos de energia por todo o corpo, até que um movimento, por necessidade orgânica, seja exposto corporalmente.

Com isso foi-nos passada uma nova atividade:
                      Criarmos uma cena, dando enfoque a um ponto específico de energia no corpo. Todo e qualquer movimento deve partir do foco escolhido por nós. É importante termos a tal 'consciência energética'.

Registro de aula referente ao dia 21.10.13
por Brenda Oliveira.

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