Cenas e Artaud

              Iniciamos mais um dia de aula expondo as cenas em processo, as quais apresentaremos como encerramento de disciplina. As cenas seriam apresentadas com parte do texto decorada para que pudéssemos analisar o andamento da construção.

Alunos que apresentaram as suas cenas:

-Carla Purcina e Max Coelho: Romeu e Julieta
- Brenda Oliveira: Hamlet.

Obs: infelizmente não tenho registros visuais das cenas.

No segundo momento continuamos uma discussão sobre Antonin Artoud, através do texto:

ARTAUD, Antonin. Acabar com as obras-primas. In:______. O teatro e seu duplo. São Paulo: Ed. Martins Fontes. 1993, p. 71-97.

            O grande questionamento de Artaud era saber de que forma e qual o teatro que ele queria propor para o seu tempo? Esse é um questionamento que devemos fazer a cada novo processo iniciado.
             Ele buscava um teatro impalpável, através da cena como experiência do ator x público.
             Também se questionava enquanto o texto e a sua supremacia, questionava o lugar do texto na obra como primeira forma de comunicação humana.

Artaud apresentou diversos elementos que podem serem levados para a cena, dentre eles:

-Instrumentos musicais à serviço de uma sonoridade nova. retomando instrumentos 'esquecidos' e buscando novos;
-Efeitos de vibração luminosa. Propor novos aparelhos e possibilidades;
- Figurino: buscando referências no ritual;
- Experiência da própria cena.

"Bonecos, máscaras enormes, objetos e proporções singulares aparecerão na mesma condição das imagens verbais" (Artaud)
Registro de aula referente ao dia 04.11.13
por Brenda Oliveira.
             

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