Meyerhold... Stanislavski a Copeau

Iniciamos a aula apresentando a cena-exercício, proposto na aula do dia 07.10, sobre Meyerhold, a construção da cena a partir de um texto dramaturgico, trabalhando a prpoposta da biomecânica, de forma bem 'exagerada', explorando os movimentos grandes e bem definidos, Trabalhando a preparação com o 'otkaz'. 

Discentes: (da esqueda para a direita) Necylia Monteiro,
                   Brenda Oliveira, Vinicius Viana e Fernando Nascimento.

Segue um breve vídeo da execução dos movimentos:

fonte: http://youtu.be/j0GU46vWqbY


Segundo momento:
De Stanislavski a Copeau 

                   
                               bravoonline.abril.com.br                         jacquescopeau.com
                                                                       

Trabalhamos com a proposta de anularmos a face com a máscara neutra e explorarmos a expressividade corporal, mas as sensações geradas por esta tentativa foram bem angustiantes.
Inicialmente eles nos entregaram as máscaras neutras, já prontas. Essas máscaras foram grudadas em nossos rostos com fitas, para que não precisássemos segurá-las. Logo depois recebemos o comando para deitarmos no chão. A partir deste momento o revezamento vocal dos ministrantes prejudicou um pouco a nossa concentração, já que havia sido pedido que naquele momento resgatássemos memórias fortes já vivenciadas individualmente.
Após a proposta era que trabalhássemos o corpo, fazendo refletir o sentimento da memória lembrada. Mas a ideia da máscara neutra nos limitou, pois dificultou a expressão corporal do sentimento, já que não tínhamos a livre expressão na face, já que está se mantinha neutra- sendo a proposta de estarmos com as máscaras.
Foi bem interessante a tentativa, mas com isso conseguimos perceber que a máscara anula naturalmente o sentimento que poderíamos expor na face, tornando difícil, desgastante a tentativa de expormos corporalmente o que sentíamos.

Oficina ministrada pelos acadêmicos:  Necylia Monteiro e Nando Nascimento.

Referência

BRITO, Thaís. O corpo, instrumento de comunicação do ator: a composição da sua expressividade a partir da máscara neutra. São Luís: UFMA. 2013.

Registro de aula referente ao dia 14.10.13
por Brenda Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário