Iniciamos a aula apresentando a cena-exercício, proposto na aula do dia 07.10, sobre Meyerhold, a construção da cena a partir de um texto dramaturgico, trabalhando a prpoposta da biomecânica, de forma bem 'exagerada', explorando os movimentos grandes e bem definidos, Trabalhando a preparação com o 'otkaz'.
Discentes: (da esqueda para a direita) Necylia Monteiro,
Brenda Oliveira, Vinicius Viana e Fernando Nascimento.
Brenda Oliveira, Vinicius Viana e Fernando Nascimento.
Segue um breve vídeo da execução dos movimentos:
fonte: http://youtu.be/j0GU46vWqbY
Segundo momento:
De Stanislavski a Copeau
Trabalhamos com
a proposta de anularmos a face com a máscara neutra e explorarmos a
expressividade corporal, mas as sensações geradas por esta tentativa foram bem
angustiantes.
Inicialmente
eles nos entregaram as máscaras neutras, já prontas. Essas máscaras foram
grudadas em nossos rostos com fitas, para que não precisássemos segurá-las.
Logo depois recebemos o comando para deitarmos no chão. A partir deste momento
o revezamento vocal dos ministrantes prejudicou um pouco a nossa concentração,
já que havia sido pedido que naquele momento resgatássemos memórias fortes já
vivenciadas individualmente.
Após a proposta
era que trabalhássemos o corpo, fazendo refletir o sentimento da memória
lembrada. Mas a ideia da máscara neutra nos limitou, pois dificultou a
expressão corporal do sentimento, já que não tínhamos a livre expressão na
face, já que está se mantinha neutra- sendo a proposta de estarmos com as
máscaras.
Foi bem
interessante a tentativa, mas com isso conseguimos perceber que a máscara anula
naturalmente o sentimento que poderíamos expor na face, tornando difícil,
desgastante a tentativa de expormos corporalmente o que sentíamos.
Oficina ministrada pelos
acadêmicos: Necylia Monteiro e Nando
Nascimento.
Referência
BRITO, Thaís. O corpo, instrumento de comunicação do
ator: a composição da sua expressividade a partir da máscara neutra. São
Luís: UFMA. 2013.
Registro de aula
referente ao dia 14.10.13
por Brenda Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário